Caminho para a santidade: Beato Pier Giorgio Frassati será canonizado em 2025

Durante um encontro recente com a Ação Católica em Sacrofano, Itália, o cardeal Marcello Semeraro, prefeito do dicastério para as Causas dos Santos, compartilhou uma notícia esperançosa para os devotos de Pier Giorgio Frassati: a sua canonização pode ocorrer no jubileu de 2025. “Gostaria de dizer que a canonização do beato Pier Giorgio Frassati está agora claramente no horizonte e em vista para o próximo jubileu”, afirmou o cardeal, segundo relatos do Avvenire, jornal oficial da conferência episcopal italiana.

Pier Giorgio Frassati, que faleceu prematuramente aos 24 anos em 1925, é venerado por muitos jovens católicos por seu entusiasmo e dedicação à santidade. Nascido em Turim, Itália, Frassati era conhecido não apenas por sua paixão pelo alpinismo, mas também por seu compromisso com a caridade. Desde jovem, dedicou-se ao serviço dos mais necessitados, incluindo pobres, sem-teto, enfermos e veteranos da Primeira Guerra Mundial.

Frassati também se destacou por sua participação ativa no Apostolado da Oração e na Ação Católica, sendo-lhe concedida a permissão para receber a comunhão diariamente, uma prática não comum na época. Sua última escalada foi imortalizada em uma fotografia com a frase “Verso L’Alto” (Às Alturas), que se tornou um lema para aqueles inspirados por sua vida a aspirarem à vida eterna com Cristo.

Após sua morte por poliomielite os médicos suspeitaram que Frassati tenha contraído a doença enquanto servia aos doentes, evidenciando ainda mais seu altruísmo. Beatificado em 1990 por São João Paulo II, que o chamou de “homem das Oito Bem-Aventuranças”, Frassati é lembrado por sua profunda imersão no mistério de Deus e dedicação ao próximo.

Para que sua canonização se concretize, um milagre atribuído à sua intercessão precisa ser reconhecido oficialmente por um decreto papal. O papa Francisco, em conjunto com o cardeal Semeraro, é responsável por assinar tais decretos, marcando um passo crucial no processo de canonização.

Fonte: ACI Digital

ier Giorgio com chapeú de papel .

Pier Giorgio Frassati: Modelo para os cristãos do Século XXI

Cristina Siccardi*

No dia da beatificação João Paulo II, grande admirador de Pier Giorgio, chamou-lhe o homem das oito bem-aventuranças: “Para um olhar superficial, o estilo de Pier Giorgio Frassati, um jovem moderno cheio de vida, não apresenta muito de extraordinário … Nele a fé e os acontecimentos cotidianos se misturam harmoniosamente, tanto que a adesão ao Evangelho se traduz em atenção aos pobres e necessitados ». 
A entrada no Instituto Social dos Padres Jesuítas é um momento decisivo. O Padre Lombardi aconselha-o na comunhão diária, com grande desaprovação materna, e a partir de agora a Eucaristia será o centro de sua vida. Aos 17 anos ingressou na Conferência de São Vicente, assumindo assim um compromisso constante com a caridade. “Ele, que era tão alegre quando falava sobre coisas espirituais, tornou-se outro. Tanto que quando ele chegou ao meu quarto, foi como se o sol aparecesse!”, O padre Lombardi dirá mais tarde. 
Em casa Pier Giorgio não é compreendido: não está claro por que ele prefere recitar o rosário diariamente em uma casa onde não se  reza, de modo que  não aspira a ocupar um lugar de destaque na sociedade como seu pai sempre fez, alcançando sucesso. Ele é o jovem que em vez de seguir a carreira diplomática, como era o sonho de seus pais ,deseja ser engenheiro de minas,para estar ao lado dos operários.Sua vida se resumia em amar Jesus.Amor esse que  fez ter o coração aberto e grande para acolher os mais pobres . Participando das conferencias de São Vicente, da Fuci (Federação da Universidade Católica Italiana), do Partido Popular de Don Luigi Sturzo, do convento dos padres dominicanos, das sacristias das igrejas para servir a missa, continuamente “perdendo” tempo precioso e em vez de pensar nos deveres de um descendente de sua categoria, prioriza as orações, missas e adorações eucarísticas noturna e leituras espirituais.

Pier Giorgio se apaixona pelas cartas de São Paulo, lê-as e as relê também na rua ou no bonde e, aos 21 anos, entra na Ordem Terceira de São Domingos. A amizade ocupa um lugar especial em sua vida.Nos anos da Politécnica (Engenharia Mecânica com especialização em mineração) ele dá vida a um grupo de jovens “Tipi Loschi”. O desejo de viver paira entre os amigos de Frassati para poder “servir a Deus em perfeita alegria”. O compromisso social e político, contra o regime fascista, o colocou entre as fileiras do Partido Popular Italiano, fundado por Dom Luigi Sturzo em 1919. Seu compromisso político e social foi uma conseqüência direta de sua maneira de se sentir cristão: para ele não era suficiente ajudar os pobres, para ir aos seus miseráveis ​​sótãos,( os pobres moravam nos sótãos pois era a parte mais fria da casa) às choupanas onde a doença e a fome se misturavam à dor, para levar aos deserdados uma palavra de conforto, carvão, comida, remédios e dinheiro, ele queria dar uma solução para esses problemas sociais de miséria e abandono e a política parecia-lhe o caminho para reivindicar direito e justiça.

Sua luta contra o fascismo foi muito difícil, uma realidade que ele também respirava em sua própria casa: seu pai também foi perseguido pela batalha, liderada nas colunas de seu jornal, contra o Regime. 
Embora muito próximo de sua irmã, Luciana, Pier Giorgio escolheu um caminho completamente diferente: ela, o prestigioso e fascinante mundo da diplomacia.  Luciana, a única pessoa na casa com quem poderia confiar, escreveria anos depois que muitas vezes defendia a franqueza de seu irmão por causa dos mal-entendidos do mundo e de sua própria família, onde o relacionamento entre mãe e pai havia sido destruído de ano para ano. até desmoronar. 
As conferências de São Vicente foram o campo máximo de ação para Pier Giorgio: foi nelas que ele pôde expressar concretamente sua caridade pelos pobres, órfãos, desempregados e sem-teto.  O que distinguia Pier Giorgio dos outros era o caminho e o status a que pertencia: o filho do senador do Reino abaixou-se para aproximar-se dos humildes, o último e isso foi realizado não como um ato paternalista de alto a baixo, mas compartilhando a participação nos dramas sociais.”

*Escritora natural de Turim,tem publicado diversos obras.

Pier Giorgio Frassati – Patrono dos jovens Vicentinos.

Memória Beato Pier Giorgio Frassati – patrono dos jovens vicentinos Dia Internacional do Jovem Vicentino da Sociedade de São Vicente de Paulo – SSVP Comentário Inicial Na Sociedade de São Vicente de Paulo, encontram-se amigos e irmãos, e à medida que seus fundadores envelhecem, é necessário que seja renovado por jovens membros. Os jovens trazem audácia e criatividade e pensam novas ideias para servir os pobres de hoje. Hoje 04 de julho comemoramos o Dia Internacional do Jovem Vicentino da SSVP, para honrar a memória de Pier Giorgio Frassati, jovem vicentino italiano que morreu aos 24 anos de idade, ao ficar doente depois de visitar as famílias carentes. Peçamos ao Senhor que, por intercessão dos Beatos Frederico Ozanam e Pier Giorgio Frassati, possamos renovar nosso compromisso com a SSVP. Levantando-nos, recebemos o Sacerdote que preside esta Santa Eucaristia.

Visita Pastoral do Papa Francisco a Turim

ENCONTRO COM OS JOVENS

DISCURSO DO SANTO PADRE

Praça Vittorio
Domingo, 21 de Junho de 2015

[


Obrigado Chiara, Sara e Luigi. Obrigado porque as perguntas são sobre o tema das três palavras do Evangelho de João que acabámos de ouvir: amor, vida, amigos. Três palavras que no texto de João se cruzam, e uma explica a outra: não se pode falar da vida no Evangelho sem falar do amor — se falarmos da verdadeira vida — e não se pode falar do amor sem esta transformação de servos em amigos. E estas três palavras são tão importantes para a vida mas as três têm uma raiz comum: a vontade de viver. E aqui permito-me recordar as palavras do beato Pier Giorgio Frassati, um jovem como vós: «Viver, não ir vivendo!». Viver!

Sabeis que não é bom ver um jovem «parado», que vive, mas vive como — permiti-me a palavra — como um vegetal: faz as coisas, mas a vida não é uma vida que progride, está parada. Sabeis que a mim me causam tanta tristeza no coração os jovens que se aposentam aos vinte anos! Sim, envelheceram cedo… Por isso, quando Chiara fez aquela pergunta sobre o amor: aquilo que faz com que um jovem não se aposente é a vontade de amar, a vontade de dar o que o homem tem de mais belo, e que Deus tem de mais bonito, porque a definição que João dá de Deus é «Deus é amor». E quando o jovem ama, vive, cresce, não se aposenta. Cresce, cresce, cresce e dá.

Mas o que é o amor? «É a telenovela, padre? Aquilo que vemos nos romances televisivos?». Há quem pense que é esse o amor. Falar do amor é tão bom, podem-se dizer coisas agradáveis, muito bonitas. Mas o amor tem dois eixos sobre os quais se move, e se uma pessoa, um jovem não tem estes dois eixos, estas duas dimensões do amor, não é amor. Antes de tudo, o amor está mais nas obras do que nas palavras: o amor é concreto. Com a família salesiana, há duas horas, falei da tangibilidade da sua vocação… — E vejo que se sentem jovens porque estão aqui à frente! — O amor é tangível, consiste mais nas obras do que nas palavras. Não é amor dizer apenas: «Eu amo-te, eu amo todas as pessoas». Não. O que fazes por amor? O amor dá-se. Pensai que Deus começou a falar de amor quando estabeleceu uma história com o seu povo, quando escolheu o seu povo, fez uma aliança com o seu povo, salvou o seu povo, perdoou tantas vezes — quanta paciência tem Deus! Fez gestos de amor, obras de amor. E a segunda dimensão, o segundo eixo sobre o qual o amor se move é que o amor se comunica sempre, isto é, o amor ouve e responde, o amor faz-se no diálogo, na comunhão: comunica-se. O amor não é surdo nem mudo, comunica-se. Estas duas dimensões são muito úteis para compreender o que é o amor, que não é um sentimento romântico do momento nem uma história, não, é concreto, consiste nas obras. E comunica-se, ou seja, está no diálogo, sempre.

Portanto Chiara, respondo à tua pergunta: «Com frequência nos sentimos desiludidos precisamente no amor. Em que consiste a grandeza do amor de Jesus? Como podemos experimentar o seu amor?». E agora, eu sei que vós sois bons e permitireis que eu fale com sinceridade. Não pretendo ser moralista mas dizer uma palavra que não agrada, uma palavra impopular. Também o Papa algumas vezes deve arriscar sobre as coisas para dizer a verdade. O amor consiste nas obras, em comunicar, mas o amor é muito respeitador das pessoas, não as usa, isto é, o amor é casto. E a vós jovens deste mundo, deste mundo hedonista, neste mundo onde só o prazer é publicitado, passar bem, levar uma vida descontraída, eu digo-vos: sede castos, sede castos.

Todos nós na vida passámos por momentos nos quais esta virtude é muito difícil, mas é precisamente a vida de um amor genuíno, de um amor que sabe dar a vida, que não procura usar o outro para o próprio prazer. É um amor que considera a vida da outra pessoa sagrada: eu respeito-te, eu não quero usar-te, não quero usar-te. Não é fácil. Todos sabemos as dificuldades para superar este conceito «facilitador» e hedonista do amor. Perdoai-me se digo uma coisa que não esperáveis, mas peço-vos: fazei o esforço de viver o amor castamente.

E disto obtemos uma consequência: se o amor é respeitador, se o amor está nas obras, se o amor está em comunicar, o amor sacrifica-se pelos outros. Olhai para o amor dos pais, de tantas mães, de tantos pais que de manhã chegam ao lugar de trabalho cansados porque não dormiram bem para cuidar do próprio filho doente, isto é amor! Isto é respeito. Isto é viver bem. Isto é — passemos à outra palavra-chave — «serviço». O amor é serviço. É servir os outros. Quando Jesus, depois do lava-pés, explicou o gesto aos Apóstolos, ensinou que somos feitos para servir uns aos outros, e se digo que amo e não sirvo o outro, não o ajudo, não o faço progredir, não me sacrifico pelo outro, isto não é amor. Carregastes [a Cruz das jmj]: nela está o sinal do amor. Aquela história de amor de Deus misturada com as obras e o diálogo, com o respeito, o perdão e a paciência durante tantos séculos de história com o seu povo, acaba ali: o seu Filho na cruz, o serviço maior, que é dar a vida, sacrificar-se, ajudar os outros. Não é fácil falar de amor, não é fácil viver o amor. Mas com o que disse na minha resposta, Chiara, penso que te ajudei em algo, nas perguntas que me fizeste. Não sei, espero que te sejam úteis.

Obrigado Sara, apaixonada pelo teatro. Obrigada. «Penso nas palavras de Jesus: Dar a vida». Falemos disto agora. «Muitas vezes respiramos um sentido de desconfiança na vida». Sim, porque há situações que nos fazem reflectir: «Mas, vale a pena viver assim? O que podemos esperar desta vida?». Pensemos, deste modo, nas guerras. Algumas vezes disse que nós estamos a viver a terceira guerra mundial, mas aos pedaços. Aos bocados: na Europa há guerra, na África há guerra, no Médio Oriente há guerra, noutros países há guerra… Mas posso ter confiança numa vida assim? Posso fiar-me dos líderes mundiais? Eu, quando vou votar num candidato, posso confiar que não levará o meu país à guerra? Se confiares unicamente nos homens, perdes-te! Um aspecto faz-me reflectir: pessoas, dirigentes, empresários que se proclamam cristãos, mas fabricam armas! Isto desanima um pouco: dizem ser cristãos! «Não, não padre, eu não fabrico armas, não… Tenho apenas as minhas poupanças, os meus investimentos nas fábricas de armas». Ah! E porquê? «Porque os juros são um pouco mais altos…». E também as duas faces da moeda corrente, hoje: dizer uma coisa e fazer outra. A hipocrisia… Mas vejamos o que aconteceu no século passado: em 1914, mais exactamente em 1915. Houve aquela grande tragédia da Arménia. Muitos morreram. Não sei o número: sem dúvida mais de um milhão. Mas onde estavam as grandes potências de então? Olhavam para o outro lado. Porquê? Porque estavam interessadas na guerra: a sua guerra! E quantos morrem, são pessoas, seres humanos de segunda classe. Depois, nos anos 1930/40, a tragédia do Holocausto. As grandes potências tinham as fotografias dos caminhos-de-ferro que levavam os comboios aos campos de concentração, como Auschwitz, para matar os judeus, e também os cristãos, os roms, os homossexuais, para os matar ali. Mas diz-me, por que não bombardearam aqueles lugares? O interesse! E pouco depois, quase em contemporâneo, havia os lagers na Rússia: Stalin… Quantos cristãos sofreram, foram assassinados! As grandes potências dividiam entre si a Europa como se fosse um bolo. Tiveram que passar muitos anos antes de chegar a uma «certa» liberdade. Há aquela hipocrisia de falar de paz e fabricar armas, e até vender armas a quem entrou em guerra com outro, e àquele que está em guerra com este!

Entendo o que dizer acerca da desconfiança na vida; também hoje que estamos a viver na cultura do descartável. Porque se descarta o que não é útil economicamente. Descartam-se as crianças, porque não se geram, ou porque se matam antes que nasçam; descartam-se os idosos, porque não servem e abandonam-se ali, a morrer, uma espécie de eutanásia camuflada, e não se ajudam a viver; e agora descartam-se os jovens: pensai naquele 40% de jovens, aqui, sem trabalho. É exactamente um descarte! Mas porquê? Porque no centro do sistema económico mundial não estão o homem e a mulher como Deus quer, mas o deus dinheiro. E faz-se tudo por dinheiro. Em espanhol há um lindo ditado que reza assim: «Por la plata baila el mono». Traduzo: «Pelo dinheiro até o macaco dança». E assim, com esta cultura do descartável, podemos ter confiança na vida? Com aquele sentido de desafio [que] se propaga, se alastra, se difunde? Um jovem que não pode estudar, que não tem trabalho, que tem vergonha por não se sentir digno por não ter um trabalho, por não ganhar a vida. Mas quantas vezes estes jovens acabam na dependência? Quantas vezes se suicidam? As estatísticas dos suicídios entre os jovens não se conhecem bem. Ou quantas vezes estes jovens vão lutar com os terroristas, pelo menos para fazer algo, por um ideal. Eu compreendo este desafio. E por isso Jesus nos dizia para não repor a nossa segurança na riqueza, nos poderes humanos, nos poderes deste mundo. Como posso ter confiança na vida? Como posso fazer, como posso viver uma vida que não destrua, que não seja uma vida de destruição, uma vida que não descarte as pessoas? Como posso viver uma vida que não me desiluda?

E passo a responder à pergunta de Luigi: ele falava de um projecto de partilha, ou seja, de ligação, de construção. Devemos dar continuidade aos nossos projectos de construção, e assim esta vida não desilude. Se te associares a um projecto de construção, de ajuda — pensemos nas crianças de rua, nos migrantes, em tantos que vivem em necessidade, e não para lhes dar de comer só um, dois dias, mas para os promover com a educação, com a unidade na alegria dos Oratórios e tantas coisas, mas realidades que edificam, então afasta-se, esmorece aquele sentido de desconfiança na vida. Que devo fazer por isto? Não se aposentar demasiado cedo: agir. Agir . E digo o seguinte: ir contracorrente. Ir contracorrente. Para vós, jovens, que viveis esta situação económica, também cultural, hedonista, consumista com os valores de «bolhas de sabão», com estes valores não se vai a lado algum. Fazer coisas construtivas, mesmo se são pequenas, mas que nos unam aos nossos ideais: é este o melhor antídoto contra a desconfiança da vida, contra esta cultura que te oferece apenas o prazer: estar bem, ter dinheiro e não pensar noutras coisas.

Obrigado pela pergunta. A ti, Luigi, em parte, respondi, ou não? Ir contracorrente, ou seja, ser corajoso e criativo, ser criativo. No Verão passado recebi, uma tarde — era Agosto… Roma estava deserta. Falei por telefone com um grupo de jovens e moças que faziam camping em várias cidades da Itália, e vieram-me visitar — disse-lhes que viessem — mas pobrezinhos, todos sujos, cansados… mas felizes! Porque tinham feito algo «contracorrente»!

Muitas vezes, a publicidade quer convencer-nos de que isto é bom, que aquilo é bom, e faz-nos acreditar que são «diamantes»; Mas, reparai, estão a vender-nos vidro! E nós devemos ir contra isto, não ser ingénuos. Não comprar imundície que nos querem fazer passar por diamantes.

E para terminar, gostaria de repetir a palavra de Pier Giorgio Frassati: se quiserdes fazer algo de bom na vida, vivei, não andeis vivendo. Vivei!

Mas vós sois inteligentes e certamente me direis: «Mas, o Santo Padre fala assim porque vive no Vaticano, tem tantos monsenhores ali que lhe fazem o trabalho, está tranquilo e não sabe o que é a vida de todos os dias…». Sim, há quem possa pensar assim. O segredo consiste em compreender bem onde se vive. Nesta terra — e disse isto também à Família salesiana — em finais do século xix a juventude crescia nas piores condições: a maçonaria estava no auge, até a Igreja nada podia fazer, havia o anticlericalismo, o satanismo… Era um dos momentos mais obscuros e um dos lugares mais tristes da história da Itália. Mas se quiserdes fazer um bom dever em casa, ide procurar quantos santos e santas nasceram naquele tempo! Porquê? Porque se aperceberam que tinham que contrastar aquela cultura, aquele modo de viver. A realidade, viver a realidade. E se esta realidade é vidro e não diamante, eu procuro a realidade contracorrente e faço a minha realidade, mas que seja serviço aos outros. Pensai nos vossos santos desta terra, no que fizeram!

E obrigado, muito obrigado! Sempre amor, vida, amigos. Mas estas palavras podem ser vividas unicamente em «saída»: saindo sempre para levar algo. Se ficardes parados nada fareis na vida e acabareis por arruiná-la.

Esqueci de vos dizer que agora entregarei o discurso escrito. Eu conhecia as vossas perguntas, e escrevi alguma coisa sobre as vossas perguntas; mas não é o que disse, isto veio-me do coração; e entrego ao encarregado o discurso, e tu dá-lo-ás a conhecer [entrega as folhas ao sacerdote encarregado da pastoral juvenil]. Muitos de vós são universitários, mas não penseis que a universidade é apenas estudar com o cérebro: ser universitário significa também sair, sair em serviço, sobretudo aos pobres! Obrigado.


Discurso preparado pelo Santo Padre:

Queridos jovens

Agradeço-vos este caloroso acolhimento! E obrigado pelas vossas perguntas, que nos levam ao âmago do Evangelho.

A primeira, sobre o amor, interroga-nos sobre o sentido profundo do amor de Deus, que nos foi oferecido pelo Senhor Jesus. Ele mostra-nos até onde chega o amor: até ao dom total de si mesmo, até dar a própria vida, como contemplamos no mistério do Sudário, quando nele reconhecemos o ícone do «maior amor». Mas este dom de nós mesmos não deve ser imaginado como um raro gesto heróico nem reservado para qualquer ocasião excepcional. Com efeito, poderíamos correr o risco de cantar o amor, de sonhar o amor, de aclamar o amor… sem nos deixarmos tocar nem envolver por ele! A grandeza do amor revela-se ao cuidar de quem necessita, com fidelidade e paciência; portanto, é grande no amor quem sabe tornar-se pequeno para os outros, como Jesus, que se fez servo. Amar significa estar próximo, tocar a carne de Cristo nos pobres e nos últimos, abrir à graça de Deus as necessidades, os apelos, as solicitudes das pessoas que nos circundam. Então o amor de Deus entra, transforma e torna grandes as coisas pequenas, torna-as sinal da sua presença. São João Bosco é o nosso mestre precisamente pela sua capacidade de amar e de educar a partir da proximidade, que ele vivia com os adolescentes e os jovens.

À luz desta transformação, fruto do amor, podemos responder à segunda pergunta, sobre a desconfiança na vida. A falta de emprego e de perspectivas para o futuro certamente contribui para impedir o próprio movimento da vida, colocando muitos na defensiva: pensar em si mesmo, gerir tempo e recursos em função do próprio bem, limitar os riscos de qualquer generosidade… São todos sintomas de uma vida reprimida, conservada a todo o custo e que, por fim, pode levar também à resignação e ao cinismo. Ao contrário, Jesus ensina-nos a percorrer o caminho inverso: «Quem quiser salvar a sua vida, perdê-la-á; mas quem sacrificar a sua vida por amor de mim, salvá-la-á» (Lc 9, 24). Isso significa que não devemos esperar circunstâncias externas favoráveis para nos pôr em jogo, pelo contrário, só empregando a vida — cientes de a perder! — criamos para os outros e para nós as condições de uma confiança nova no futuro. E aqui o pensamento vai de modo espontâneo a um jovem que realmente empregou assim a sua vida, a ponto de se tornar um modelo de confiança e de audácia evangélica para as jovens gerações da Itália e do mundo: o beato Pier Giorgio Frassati. Um seu lema era: «Viver, não ir vivendo!». Este é o caminho para poder experimentar na plenitude a força e a alegria do Evangelho. Assim não só encontrareis novamente confiança no futuro, mas conseguireis gerar esperança entre os vossos amigos e nos ambientes nos quais viveis.

Uma grande paixão de Pier Giorgio Frassati era a amizade. E a vossa terceira pergunta era precisamente: como viver a amizade de forma aberta, capaz de transmitir a alegria do Evangelho? Soube que esta praça na qual nos encontramos, nas noites de sexta-feira e de sábado, é muito frequentada por jovens. Isso acontece em todas as nossas cidades e aldeias. Penso que também alguns de vós se encontram aqui ou noutras praças com os vossos amigos. E então faço-vos uma pergunta: — cada um pense e responda dentro de si mesmo — naqueles momentos quando estais em companhia, conseguis fazer «transparecer» a vossa amizade com Jesus nas atitudes, no modo de vos comportardes? Pensais vós alguma vez, também no tempo livre, na diversão, que sois pequenos ramos apegados à Videira que é Jesus? Garanto-vos que pensando com fé nesta realidade, sentireis correr em vós a «linfa» do Espírito Santo, e produzireis fruto, quase sem vos dar conta: sabereis ser corajosos, pacientes, humildes, capazes de compartilhar, mas também de vos diferenciar, de vos alegrar com quem jubila e de chorar com quantos choram, sabereis amar quem não vos ama, respondereis ao mal com o bem. E assim anunciareis o Evangelho!

Os Santos e as Santas de Turim ensinam-nos que cada renovação, inclusive da Igreja, passa através da nossa conversão pessoal, através da abertura de coração que acolhe e reconhece as surpresas de Deus, impulsionados pelo maior amor (cf. 2 Cor 5, 14), que nos torna amigos também das pessoas sós, sofredoras e marginalizadas.

Queridos jovens, juntamente com estes irmãos e irmãs maiores que são os Santos, na família da Igreja nós temos uma Mãe, não o esqueçamos! Faço votos a fim de que vos confieis a esta Mãe carinhosa, que indicou a presença do «maior amor» precisamente no meio dos jovens, numa festa de núpcias. Nossa Senhora «é a amiga sempre solícita para que não falte o vinho na nossa vida» (Exort. apost. Evangelii gaudium, 286). Rezemos para que não nos deixe faltar o vinho da alegria!

Obrigado a todos vós. Deus vos abençoe a todos. E, por favor, rezai por mim.


© Copyright – Libreria Editrice Vaticana

Pier Giorgio Frassati – Um Exemplo da Alegria de Acreditar.

Uma entrevista com Wanda Gawrońska, sobrinha do Beato Pier Giorgio Frassati, e o Frei Stanisław Tasiemski OP. 

Em sua mensagem para a XXXI Jornada Mundial da Juventude, o Papa Francisco apresenta a pessoa de Pier Giorgio Frassati como um exemplo de instrumento da Divina Misericórdia para com os nossos próximos. Como começou a conexão de Pier Giorgio com a Jornada Mundial da Juventude?
Wanda Gawrońska: Foi João Paulo II quem o transformou em um patrono do encontro com a juventude, e parece que foi aí que isso começou.
Pier Giorgio era uma companhia dos jovens mesmo antes da Jornada Mundial da Juventude ter sido iniciada…
WG: Imediatamente após a morte dele, apenas na Itália, havia mais de 1.200 grupos de jovens com o seu nome. Mas pode-se dizer que ele foi o primeiro, ainda não-oficial, patrono da Jornada Mundial da Juventude, quando já em 1984 João Paulo II inaugurou uma exposição sobre Pier Giorgio na Basílica de São João de Latrão. Foi um encontro informal, mesmo antes do anúncio oficial da primeira Jornada Mundial da Juventude.
Frei Stanisław Tasiemski OP: Nós também precisamos mencionar que aconteceu antes disso, especificamente na exposição que o Cardeal Karol Wojtyła abriu no claustro do Monastério Dominicano de Cracóvia em 1977. Ela mostrava Pier Giorgio Frassati como o patrono da juventude e isso foi muitos anos antes de sua beatificação.
WG: Eu realmente sinto que João Paulo II o quer próximo dele. Ele pensou nele como um exemplo para a juventude nos dias atuais. Os jovens se identificam com ele, o tratam como amigo ou como um colega, não como uma pessoa que está acima deles. Um modelo único.
Olhando para os ensinamentos de João Paulo II e a história de sua vida, Pier Giorgio Frassati pode ser hoje em dia uma companhia e um guia para os jovens? O que um jovem contemporâneo pode aprender dele?
Frei Stanisław:
 Certamente, cada um deve obedecer sua própria consciência. Nasceu em uma família de pessoas notáveis, que desempenhava um papel proeminente na vida social e política da Itália. Pier Giorgio tinha consciência de que não é o futuro que o seu pai queria pra ele, mas o lugar que a sua consciência o direcionava, a sua direção de vida. É por essa razão que ele foi aos pobres, combinando a alegria de vida e o entusiasmo jovem com o serviço aos outros.
WG: Já o Papa Paulo VI afirmou que Pier Giorgio de fato responde com sua vida à questão que paira sobre os jovens: como ser um cristão nos dias de hoje ao mesmo tempo em que se vive uma vida contemporânea? Porque ele era uma pessoa muito forte. Ele pode também ensinar coerência. Esse ponto é muito importante – o que ele disse, ele fez. Ele fez o que pensava. Uma frase dele que é muito citada é: “Que grande graça é ser católico. Aqueles que não tem fé é que são pobres e infelizes…”. Ele argumentava que uma vida sem fé, sem uma verdade para defender, sem…
Frei Stanisław: … a luta constante…
WG: … sem lutar pela verdade – isso não é viver de verdade, somente vegetar. Ele certamente ensinou como viver em plenitude. Ele era uma pessoa cheia de alegria e sua atitude ensina que a fé dá liberdade. Na atitude de Pier Giorgio eu sou fascinada por sua incrível liberdade e amor a Cristo… Tudo nele era natural, porque ele era uma pessoa forte, fisicamente e espiritualmente. A renúncia para ele era algo normal, apesar de definitivamente ter custado muito a ele. Dessa forma, a sua vida, como disse João Paulo II, foi moldada em uma “aventura maravilhosa”. Pier Giorgio mostra aos jovens quão plena e fascinante a vida se torna quando alguém caminha ao lado de Cristo.
Eu percebo aqui uma analogia incrível. De um lado, entre uma multidão de jovens, João Paulo II chamou Pier Giorgio Frassati o homem das bem-aventuranças, de outro lado, muitos anos depois o Papa Francisco no Rio, em resposta à pergunta dos jovens argentinos – o que devemos fazer? – diz “leiam as bem-aventuranças”. O tema da Jornada Mundial da Juventude é “Bem-aventurados os misericordiosos”. Esses são conteúdos difíceis. Pier Giorgio, através de sua vida, através de suas palavras, pode mostrar a direção em como viver as bem-aventuranças?
WG: Certamente. O Papa Francisco mesmo disse aos jovens da Holanda: as bem-aventuranças são revolucionárias! Porque elas são contrárias àquilo que o mundo vê como sucesso. Elas requerem um caráter forte. Ir contra a corrente e não a favor dela. Pier Giorgio tinha exatamente isso. As bem-aventuranças eram pra ele uma medida de valores. Ele sabia o que ele queria. Ele não prestava atenção ao que os outros diziam sobre ele. Isso não é uma questão de ideologia. É uma questão de vida. Um exemplo muito concreto de vida. Alegria que traz liberdade. Se eu recebo Cristo de forma autêntica, Suas palavras, então eu também tenho liberdade, pra fazer o bem, servir outra pessoa, reconhecer no pobre, no doente, no perseguido, a face de Cristo. Pier Giorgio era consciente que você não pode transmitir a fé e o Evangelho sem alegria. Somente através da alegria.
Este é um exemplo que os jovens realmente entenderam e levaram para seus corações. Pier Giorgio nos acompanha durante a Jornada Mundial da Juventude. Recordemos de que formas ele estava presente nas JMJs passadas.
WG: Sim, isso foi incrível! Ele voou para Sidney em 2008 graças ao frei dominicano Anthony Fisher…
Frei Stanisław: Ele é o atual Arcebispo de Sidney.
WG: Multidões de jovens permaneceram em pé na fila para entrar na catedral onde o caixão de Pier Giorgio estava.
Os testemunhos dos jovens após o encontro pessoal com Pier Giorgio chegaram até você?
WG: Eles chegam até mim o tempo todo. Até mesmo da Tasmânia. Também da Polônia, de Rybnik… Um jovem de Varsóvia me escreveu que se funcionou para Pier Giorgio, por que não funcionaria pra ele? Existe um sentimento de que eles são o mesmo. A santidade não é algo tão distante… João Paulo II disse que a pessoa de Pier Giorgio carrega o testemunho de que a santidade está ao alcance de todos.
Três temas se cruzam no caminho de Pier Giorgio Frassati: presença entre os jovens, bem-aventuranças e a grande admiração e o grande respeito de João Paulo II. Por essas razões, Pier Giorgio Frassati não pode ser deixado de fora da Polônia. A Jornada Mundial da Juventude está coincidindo com o jubileu dos padres dominicanos, e todos nós nos encontraremos em Cracóvia – Pier Giorgio Frassati junto com os padres dominicanos, junto com os jovens, junto com o Santo Padre.Frei Stanisław: Nós gostaríamos que as relíquias de Pier Giorgio Frassati chegassem em Cracóvia alguns dias antes do início da Jornada Mundial da Juventude. Elas serão colocadas na basílica. Gostaríamos de convidar todos para a oração, para um encontro concreto com suas relíquias, com sua pessoa. Nos claustros nós organizaremos uma exposição mostrando sua vida e obras – de certa forma será um retorno ao que aconteceu em 1977. Vamos recordar sua presença e nós vamos mostrar que o carisma dominicano – 800 anos da Ordem – é muito diverso. Esta é uma proposta para os irmãos e irmãs religiosas e para os leigos da mesma forma, que desejam viver com esse carisma, procurando a verdade, vivendo a verdade e trabalhando de forma que aqueles que estão mergulhados no pecado pudessem se aproximar da Divina Misericórdia também. São Domingos realmente se importava com os pecadores e em suas orações simplesmente perguntava: Deus, o que vai acontecer com os pecadores? Isto é um convite à santidade para os pecadores.
WG: Pier Giorgio era da ordem terceira dos dominicanos e em honra ao herege Girolamo Savonarola escolheu o nome Jerônimo. Ele mais tarde escreveu em suas cartas que aquele morreu como um santo. Eu acredito que Savonarola se tornará um santo. Assim como João Paulo II, antes mesmo de tornar-se papa, “pressentiu” que Pier Giorgio se tornará um santo, da mesma forma Pier Giorgio “pressentiu” que Savonarola se tornaria um santo. E por que Savonarola? Porque ele lutava pela pureza da Igreja, a pureza da política, a pureza das atitudes humanas. E sem compromisso.
Frei Stanisław: Aqui está o que hoje chamamos transparência na vida pública e social.
WG:
 Porque é muito mais do que transparência. É impressionante que Pior Giorgio seja reconhecido pelos seminaristas e jovens padres como o seu patrono. Pier Giorgio fundou a Sociedade dos Tipos Sombrios, que soa como uma piada, mas era uma sociedade de amigos que caminhavam nas montanhas. O vínculo entre eles, como Pier Giorgio escreveu “não conhece os limites do tempo e da distância porque é uma oração, e nossa fundação é um granito, porque é a fé”. Embora o slogan do grupo fosse “pochi ma buoni come i maccaroni” (poucos mas bons como macarrão)…
Lindo.
WG: Eles eram unidos pela oração comum. E assim foi. E hoje há muitos grupos de jovens sendo formados no mundo chamados “Tipos Sombrios”. Eles estão também na Polônia: em Rybnik, em Varsóvia, em Poznan, nas paróquias, escolas, grupos que são ligados a Pier Giorgio Frassati.

As palavras de Montini a respeito de Pier Giorgio.*

«O que, então, nos diz o exemplo deste irmão Pier Giorgio Frassati? Nos diz que o cristianismo ainda é a força da verdadeira juventude. Nos diz que o cristianismo é forte, não na grandeza que fascina o mundo; mas ele é forte e vivo na humildade de suas virtudes interiores e severas: ele é forte quando é vivido com sacrifício. Ele é forte quando está enfermo da doença ressuscitante da cruz ».

Na paróquia de Crocetta, em Turim, em 3 de julho de 1932, Mons. Giovanni Battista Montini,  da Secretaria de Estado e assistente da Federação dos estudantes universitários católicos (Fuci), comemora o sétimo aniversário da morte de Pier Giorgio (4 de julho de 1925). Aqui Montini celebrou a missa em 19 de abril de 1927 para uma convenção de fucino. O motivo subjacente do discurso montinense – publicado pela «Rivista dei giovani» em setembro de 1932 – é o seguinte: «A figura de Pier Giorgio é um escudo contra uma das mais fortes e sutis tentações que influenciam a vida espiritual,a autêntica e completa vida cristã, ávida pela perfeição, representa agora uma concepção estreita e antiquada da existência humana, um ideal extinto, um mundo pequeno e fechado, um arcaísmo que só quem vive à beira do grande rio da atividade moderna pode fazer o seu próprio ».

A resposta de Frassati – continua Montini – é sua própria vida, a vida de um forte. A fantasia repete para ele o que ocorreu para São Luigi Gonzaga, quando para representar este santo ele escolheu a conhecida imagem presumida dos Veronese, onde em uma figura viril e gentil de um jovem parece refletir uma alma vigorosa e ousada. Antes de perceber que ele era uma alma santa,perceberam que era uma alma forte». E  cita o esplêndido elogio do secretário socialista Filippo Turati “Pier Giorgio Frassati era realmente um homem”.

Giovanni Battista Montini nasceu em Concesio (Brescia) em 26 de setembro de 1897, filho de Giorgio, figura eminente do movimento católico e deputado do Partido Popular italiano, e Giuditta Alghisi. Sacerdote desde 29 de maio de 1920, ingressou na Secretaria de Estado e foi assistente de Fuci, primeiro em Roma e depois em nível nacional. Por 9 anos tece amizade e consonância com dezenas de jovens. O singular é que Montini e Frassati não se conhecem, mas Montini prova ter muito clara a grande estatura: «É simples. O charme do complicado não dura ». Em 1932, ele diz: «Deus, segredo desta juventude admirável, que acreditou e amou-o como pai, como fonte de vida, como um dom inefável que expande a alma para as fronteiras do infinito, que a inebriação da maravilha e contentamento, torna silencioso em adoração e canção lírica e alegre, a  pureza casta e a onda de amor incomparável. Rico nessa força, Pier Giorgio é moderno e jovem. É por isso que toda a sua vida é dominada por uma firme consciência de renovação, de ação, de milícia. É por isso que um capítulo de sua vida é intitulado: “A alegria de viver”. O cristianismo é uma exaltação da vida real. É por isso que, do coração e das mãos de Pier Giorgio, irradia caridade contínua. A caridade do próximo é a manifestação da vida que melhor reflete a de Deus, sua paternidade universal, sua prodigalidade, sua bondade, sua essência. É a melhor prova que atesta a coincidência da religião com a vida. É um ato prático de fé que afirma ser Cristo em um irmão necessitado. E foi a suprema profissão cristã de Pier Giorgio: o último esforço. Ele nos diz como podemos olhar para o poder deslumbrante de nosso século sem medo e hostilidade, não por amaldiçoar as coisas, mas por nos dominarmos. Finalmente, ele nos diz que beleza, que força, que juventude brota na humilde presença de nossas associações, vivem a ideia que é anunciada para você. Ele nos diz que mesmo que gostemos de Pier Giorgio o uniforme “Mihi vivere Christus est”, temos, como ele, o caminho do futuro e o caminho da eternidade diante de nós “.

  • Futuro Papa PauloVI

Pier Giorgio nas palavras de Karl Rahner.*

“ Pier Giorgio tem qualquer coisa a mais de um jovem puro,alegre,orante, aberto a verdadeira beleza e liberdade,pleno de compreensão pelos problemas sociais,que abrem a porta do seu  coração a Igreja e ao seu destino  com serena naturalidade ,assim como tantos jovens de ontem e de hoje”.

  • Karl Rahner jesuíta de origem germânica e um dos mais influentes teólogos do século XX. Sua teologia marca a entrada da Igreja Católica na modernidade. Conheceu Pier Giorgio quando adolescente.

Em homenagem ao dia do Papa.

Palavras de Pier Giorgio ao amigo Mario Bergonzi.”Eu gostaria de estar no seu lugar para ver o Santo Padre,você sabe como eu amo o Papa. Gostaria de fazer algo por ele, mas não podendo, rezo todos os dias para que Jesus lhe de muitas consolações e bençãos. E viva o Papa!”

Pier Giorgio: o homem das Bem aventuranças.

“Bem aventurados os aflitos porque serão confortados”.

Pier Giorgio responde: “Para que a nossa seja cristã é necessário uma contínua renuncia, um contínuo sacrifício que, porém, não é pesado quando se tem em conta o que são esses poucos anos passados na dor diante da eternidade feliz, onde a alegria não terá medidas nem fim, onde gozaremos de uma paz que não se pode imaginar”.

“Bem aventurados os mansos, porque herdarão a terra”.

Pier Giorgio responde: “Com a violência se semeia o ódio e depois disso se colhe os frutos nefastos de tais semeações. Com a caridade se semeia nos homens a Paz, mas não a paz do mundo, a Verdadeira Paz que só a Fé de Jesus Cristo nos pode dar unindo-nos uns aos outros”.

“Bem aventurados aqueles que têm fome e sede de justiça porque serão saciados”.

Pier Giorgio responde: “Também nós perdemos a melhor e mais bela coisa que Deus nos deu: a liberdade”.

“Bem aventurados os misericordiosos, porque obterão misericórdia”.

Pier Giorgio responde: “O apostolo S. Paulo disse “A caridade de Cristo nos inflama” e sem esse fogo, que pouco a pouco deve destruir a nossa personalidade para que nosso coração palpite somente pela dor do próximo, nós não seriamos cristão e tão pouco católicos”.

“Bem aventurados os puros de coração, porque verão a Deus”.

Pier Giorgio responde: “Eu peço para que você reze um pouco por mim a fim de que Deus me dê uma vontade de ferro, que não se dobre e que eu não seja menos daquilo que é o projeto de Deus para minha vida”.

“Bem aventurados os promovedores de paz, porque serão chamados de filhos de Deus”.

Pier Giorgio responde: “Eu te faço os meus melhores desejos, mesmo que seja um só desejo, mas creio que seja o único desejo de um verdadeiro amigo para outro amigo querido: Que a Paz do Senhor esteja sempre contigo para que a cada dia você possa possuir essa paz, para que assim você seja verdadeiramente muito rico”.

“Bem aventurados aqueles que são perseguidos por causa da justiça, porque é deles o Reino de Deus”.

Pier Giorgio responde: “Viver sem uma Fé, sem um patrimônio pra defender, sem sustentar uma luta continua pela verdade não é viver, mas fingir que se vive”.

“Bem aventurados sois vós quando, por minha causa, vos injuriarem e perseguirem e disserem, falsamente, contra vós toda espécie de mal. Alegrai-vos e exultai, porque será grande no céu a vossa recompensa”.

Pier Giorgio responde: “Nós, que por graça de Deus somos católicos, não devemos estragar os mais belos anos da nossa vida, devemos nos controlar para estar prontos para sustentar as lutas que deveremos certamente combater para o cumprimento da nossa existência. Só assim poderemos dar, em um não distante advir, à nossa Pátria os dias mais felizes e também formar uma sociedade moralmente sã. Mas por tudo aquilo que acontece nesse mundo, a oração é o meio que continua a obter de Deus aquela graça sem a qual nossas forças são vãs”.

Pier Giorgio Frassati,um contemplativo.

Eduardo Henrique

“Jesus me visita todos  os dias na Comunhão,e eu retribuo a visita,visitando os pobres.”

A espiritualidade de Pier Giorgio encontrou a razão de ser na Eucaristia, convergência de vida, meta de culto e modelo de virtude. Jesus Eucarístico foi o grande amor de sua vida!Esse amor e era alimentado por meio da Adoração Eucarística e Santa Missa cotidiana concretizava no serviço aos mais pobres e no empenho em viver na Presença de Deus. O jovem Frassati descobrira em suas horas noturnas de adoração, o caminho de um dialogo profundo com o Cristo. ”Quando Pier Giorgio rezava,tinha-se a impressão de que falava com Deus,tanta será a sua concentração.”A sua oração não se limitava a uma series de oração repetitivas ou decoradas,mas a uma contemplação na qual saia de si,vivenciava o  contemplado e após sentia a necessidade de levar a todos o vivenciado.”Ficava completamente transformado no doce colóquio com o Senhor. Lembro me de vê-lo transfigurado.”